Empreendendo na Pandemia

corona-4983590_1920-1

Por que resolvi deixar um escritório tradicional, renunciar ao salário mensal, benefícios, abandonar a estabilidade e segurança da CTPS assinada, e arriscar começar um negócio justamente no momento da maior crise humanitária e econômica do século?

Foi uma combinação de um profundo desejo pessoal que vinha sendo represado há alguns anos, aprisionado, talvez, pelo comodismo da rotina e da progressão natural da carreira. A vida passou a ser muito mais fácil, confortável, segura, acessível, em comparação aos árduos primeiros anos.

Afinal, se a sua carreira e vida progride pouco a pouco a cada ano, ainda que você não tenha chegado onde deseja, ou que esteja uns degraus abaixo no poço do que gostaria, parece natural o receio da mudança e o medo de despencar.  

Para muitas pessoas o trabalho é apenas um meio de sustento, para outras a vida aos finais de semana, férias e feriados são suficientes, e não tem nada de errado com essa forma de encarar o mundo, até invejo. Mas para mim, nas trincheiras do dia-a-dia da vida adulta não extrair satisfação do trabalho e continuar só porque as coisas são assim, sempre foram assim, ou precisam ser assim, só não faz sentido.

Talvez tenha sido picado pelo tal bichinho do empreendedorismo, mas foram anos de preparação, planejamento, vontade.

Grandes crises geram grandes oportunidades, o que a COVID-19 fez foi iluminar essa percepção praticamente para o “modo tutorial”.

Percebi que precisava entender esse momento, parar, pensar, planejar, estudar…

É lamentável que nesse momento de quarentena/lockdown, estejamos presenciando milhares de mortes diárias de CPFs e CNPJs, mas em um momento de profundas mudanças, a forma de exercer a advocacia também precisa ser repensada, evoluída, em um modelo de negócios mais racional, sem penduricalhos, focado no online, no virtual, esse já seria o futuro lógico, o novo corona vírus só acelerou esse processo e mostrou a necessidade de uma transformação mais veloz. Assim, fez todo o sentido o pioneirismo de fundar um escritório totalmente adaptado para o novo normal.

O conceito de escritório virtual não é nenhuma novidade, a grande novidade é de unir nessa proposta, profissionais já em um estágio avançado da carreira, com experiência em efetivamente conduzir uma área, mas ainda com o GRIT necessário para perseguir o aprimoramento permanente e executar pessoalmente as soluções jurídicas que esses tempos difíceis demandam, sempre buscando executar o melhor trabalho possível em benefício dos clientes.

Não via mais razão em remar em um transatlântico, mas quem sabe não faça sentido construir e pilotar um?

E com essa proposta nasceu o GSTS Advogados.

Somos sustentáveis, mutáveis e infinitamente escaláveis.

Nesse período de descompressão e planejamento, todos os passos tem sido muito especiais, desde a decisão do modelo de negócios, escolha dos equipamentos, criação da marca, projeto do site, pesquisa para constituição da sociedade de advogados, convite aos meus sócios, conversas de planejamento, conversas com outros sócios em potencial.

Foi muito interessante também nesse período confinado, ter recebido, organicamente, diversos pedidos de trabalhos e convites do mercado, o que aumenta e muito a confiança de que nosso projeto irá prosperar.

Agradeço aos meus sócios por compartilharem da visão e embarcarem no projeto. Somando meio século de experiência e adicionando à minha especialidade de direito do trabalho às expertises das áreas de direito tributário, direito civil, direito público e eleitoral, permitindo que nosso projeto já comece em um excelente patamar.

E é só o começo, aguardem!

Bons negócios a todos!

Compartilhar:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Veja também

Agende uma consultoria online